Nunca limpe o ouvido do seu filho com cotonete (Nossa experiência)

17:04


Será que é realmente necessário limpar o ouvido das crianças com o cotonete?
Se você acabou respondendo não, então acertou!
Limpar o ouvido da criança com cotonete pode comprometer a audição e causar perfuração do tímpano. Por isso é, necessário atenção total na hora da higienização para evitar problemas.

Na semana passada, acabei infelizmente aprendendo essa lição na prática.
Como de costume, fui realizar a higiene do ouvido da Dri, fazendo uso do cotonete.
No momento da higienização ao introduzir o cotonete no comecinho do ouvido dela, ela fez um movimento brusco com o corpo e o cotonete acabou entrando demais no ouvido.
Ao retirar, percebemos que o sangue já estava escorrendo na orelha, e ela já estava chorando de dor.


Mais uma vez incorretamente, limpei o ouvido dela com soro fisiológico para limpar o sangue. No dia seguinte procurei ajuda médica com a pediatra que pediu para que eu marcasse consulta com o otorrino (especialista).

Só consegui consulta para dois dias depois, e com isso tivemos que conviver com o pânico de notar que o ouvido durante esses dias, estava sempre com presença de sangue querendo escorrer.

No dia da consulta, a descoberta do que temia: o tímpano dela havia sido perfurado.
A Drª havia me dito que jamais podemos limpar o ouvido das crianças com cotonete, e que a higienização só deve ser feita por fora, com uma toalhinha levemente úmida, passando em toda a dóbrinha e região externa da orelha.

Passou um remédio via oral por cinco dias e disse que não passaria nada para pingar no ouvido, pois o ouvido estava infeccionado.
Me acalmou dizendo que era para voltar daqui há um mês para verificar se o tímpano estará cicatrizado, pois as crianças tem cicatrização rápida, e na maioria dos casos sempre cicatriza.
Disse que quando voltássemos, ela faria um teste para verificar se a audição da Dri não foi prejudicada, pois no momento da consulta, pelo fato de o ouvido estar infeccionado, não daria para ela realizar o teste.

Pediu para que no momento do banho, pegar um pedaço de algodão embebido numa solução oleosa (Óleo Johnson, óleo de cozinha, óleo mineral...) e introduzir na parte externa do ouvido, para protegê-lo da água na hora do banho.

O ouvido dela continuou sangrando por mais dois dias seguintes á consulta, e depois disso o sangramento parou, acredito que com a ajuda do remédio que ela passou.
No banho tomamos todos os cuidados possíveis para não cair água dentro, e todos os dias perguntamos para a Dri, se ela tem sentido alguma dor, e graças a Deus ela diz que não.

Por isso, através dessa nossa experiência fica a dica para que você Nunca limpe o ouvido do seu filho com cotonete.

E você já passou por alguma experiência do tipo?
Deixe seu comentário contando para a gente.

Bjos

Leia também

13 comentários

  1. Iasmin não sabia disso, sempre soube que as mamães podia limpar o ouvido do bebê com cotonete, quando meu sobrinho nasceu limpei muito os ouvido dele com cotonete, mais agora que li o post vou ficar mais atenta, limpar com a toalhinha é mais seguro, obrigada por compartilhar post muito útil, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa tadinha. Imagino sua aflição.
    Eu não uso cotonete nos pequenos, pois a pediatra me orientou deste o nascimento. Quando Lucas era pequeno, escorreu um pouco de cera e corri pro médico, aí ela me orientou a limpar somente o lado de fora. Melhoras para a mocinha. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina, que desespero! Eu nunca usei , por orientação da pediatra, sempre limpo com uma fraldinha umedecida só até onde o meu dedo entra, ou seja, só por fora, mas eu não achava que era tão fácil assim de furar o tímpano. Graças a Deus que ela está melhor! Imagino como você ficou... eu já fiquei sofrendo só de ler seu relato. Ótima idéia de fazer um post contando isso, avisa outras mães.
    Sabe que tem um menino na sala da minha filha que ele demorou muito pra falar, porque perdeu a audição quando tinha menos de 2 anos. Ele estava andando com um cotonete enfiado no ouvido (vai saber por que, né:) e caiu daquele lado, o cotonete entrou e ele perdeu a audição. Depois de saber dessa história, além de não usar, ainda mantenho bem longe deles!!!
    Um beijo
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, imagino o susto que não foi!!Eu sabia que era bem perigoso e quase não usava na Bia!Até hoje é bem de vez em quando que uso nela!
    Muito bom o seu alerta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que boa dica para limpar os ouvidos dos bebês. Parabéns pelo blog Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sua experiencia foi muito útil. Passei por isso agora e acalmou muito.

    ResponderExcluir
  7. Sua experiencia foi muito útil. Passei por isso agora e acalmou muito.

    ResponderExcluir
  8. Eu fui limpar o meu ouvido e estou aqui sofrendo com muita dor , pq acabei inflamando o tímpano.

    ResponderExcluir
  9. Qual nome do remwrem para dor do ouvifo?

    ResponderExcluir
  10. Aiii gente mim ajuda meu filho tem 7 meses fui limpar o ouvido dele com cotonete tem 2 dias é até hoje está sangrando mais eu acho quer nao doi nao pq ele nao chora e eu topo ele nao reclama ai para de sangra ai quando ele deita do lado do ouvido machucado sangra oq pode ter sido mim ajuda por favor foi com medo de ir no médico ele brigar comigo mãe de primeira viagem

    ResponderExcluir
  11. Aiii gente mim ajuda meu filho tem 7 meses fui limpar o ouvido dele com cotonete tem 2 dias é até hoje está sangrando mais eu acho quer nao doi nao pq ele nao chora e eu topo ele nao reclama ai para de sangra ai quando ele deita do lado do ouvido machucado sangra oq pode ter sido mim ajuda por favor foi com medo de ir no médico ele brigar comigo mãe de primeira viagem

    ResponderExcluir
  12. Boa noite aconteceu isso comigo também por um descuido eu acabei introduzindo o cotonete um pouco a mais no ouvido da minha bebê de 11 meses foi sem querer ela acabou chorando bastante e depois acabou mamando e dormiu e agora tô preocupada com isso mandei msg pra pediatra mas ela não viu ainda agora tô com medo dela acordar e acabar chorando de dor no ouvido sangrou um pouco e logo parou mas não sei se acabou machucado por dentro também sou mãe de primeira viajem e tô com o coração na mão por causa disso

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes