Chupeta, seu filho(a) ainda usa?

09:17



Qual mãe que não recorre a uma chupeta para o bebê parar de chorar? Nove entre dez, no mínimo. 

Mas saiba que o bebê não precisa de chupeta e que o seu uso pode trazer consequências sérias pelo resto da vida. Isso ninguém quer.
O bebê tem uma necessidade de sugar que é satisfeita quando realiza a sucção do peito da mãe na amamentação. Quando o peito está muito cheio de leite, o bebê mama sem precisar fazer esforço, matando a fome, mas não a vontade de sugar. Se isso acontece, o bebê pode chorar e só se acalmar quando a mamãe oferece uma chupeta.

Com a chupeta, o bebê satisfaz a sua necessidade de sucção, por isso se acalma, mas isso é prejudicial. Sabia? Fique tranquila, pois existe outra forma de satisfazê-lo. Pois bem: quando a mamãe sentir sua mama cheia, o ideal é ordenhar, retirar um pouco de leite do peito para que o bebê tenha que sugar com mais esforço, matando assim a fome e a necessidade de sugar.

Para bebês que não amamentam, existem alguns copos de bico com válvulas que, para a retirada do leite, necessitam do esforço do bebê. Não use mamadeiras, pois prejudicam o bebê da mesma forma que a chupeta.

A mamãe tem que lembrar que a única maneira do bebê se comunicar é o choro. Ele vai chorar quando está sujo, com fome, com sede, com sono, quando quer carinho ou mesmo quando está feliz. O melhor é que a mamãe tenha paciência para descobrir o que seu bebê quer e não simplesmente oferecer uma chupeta que o deixará quieto por alguns instantes e não satisfará a sua necessidade de verdade.

“O uso da chupeta pode acarretar o desmame precoce. O bebê pode deixar de sugar o peito por causa da chupeta. Isso acontece porque a posição da língua na amamentação é diferente da posição de quando se suga a chupeta. Como sugar a chupeta é mais fácil, na hora da amamentação o bebê colocará a língua na posição da sucção da chupeta e não conseguirá retirar o leite, chorando de fome e rejeitando o peito”, explica a fonoaudióloga Jamile Elias.

Leite materno x chupeta - Nesse momento, as consequências já começam. O leite do peito é o melhor alimento para o seu bebê, contém todos os nutrientes necessários além de ser uma “vacina” (ajuda na formação do sistema de defesa do bebê). Se o bebê recusa o peito, sua defesa estará em baixa, acarretando em doenças respiratórias e alergênicas e o bebê poderá não receber todos os nutrientes que precisa para seu desenvolvimento e crescimento.

A sucção da chupeta deixa os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos, sem força. Isso trará prejuízos na mastigação e deglutição. A criança não conseguirá mastigar os alimentos mais consistentes, tendo que a mamãe amassar bem os alimentos ou bater tudo no liquidificador, e isso não é nada bom.
O desenvolvimento da fala também será afetado já que a criança não terá força na musculatura para executar alguns sons. Um exemplo clássico é o personagem dos quadrinhos Cebolinha, que troca o “R” pelo “L”.
Outra consequência que a chupeta traz é a alteração da arcada dentária como a mordida aberta e a mordida cruzada. A criança fica com os dentes tortos e com a face desarmônica, isto é, um lado do rosto diferente do outro, contribuindo ainda mais para a dificuldade de mastigar, deglutir e falar.

Mais problemas – O simples uso da chupeta pode trazer outros malefícios à criança futuramente. A respiração é outra função que também se altera. O uso da chupeta faz com que a criança respire pela boca. A respiração oral ocasiona alteração de postura, sono agitado, com ronco, deixando a criança cansada, sem vontade de brincar, desatenta, contribuindo assim para dificuldades escolares.


Antes de oferecer a chupeta, as mamães devem pensar nas consequências que isso trará para o seu pequeno. Será que seu filho irá gostar de ter os dentes tortos e precisar de aparelho dentário? Irá se sentir bem com os amiguinhos zombando dele por não saber falar direito e não conseguir brincar por causa da respiração oral? Ficará contente se ficar para recuperação e perder as férias? Claro que não. A pergunta que fica: depois de tudo isso, vale a pena usar chupeta?

Leia também

19 comentários

  1. Acho que parando na idade certa para não atrapalhar a dentição, só traz benefícios!
    Me ajudou muito com Davi :)
    Boa semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A Arianne usou chupeta até 3 anos e 9 meses. Sempre tive medo de atrapalhar a dentição, tirei a tempo!
    Beijos Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  3. amiga tem seus benefícios e seus males na chupeta
    mas a minha chupa dedo e acho mil vezes pior
    e ainda nem sei o que fazer

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Bia só aceitou a chupeta aos 4 meses e parou com 2 anos!! Acho que se houver um equilíbrio não atrapalha tanto!! Bia só chupava chupeta para dormir(antes, ela usava o meu peito) e ao pegar no sono cuspia a chupeta. Nunca ficou de chupeta na rua ou durante o dia,então acredito que não teve problema.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui contra a chupeta, mas sempre tem uma tia "linda" que insiste em botar aquela borracha horrível na boca do neném. Eu sou SUPER a favor da amamentação exclusiva no seio e acho muito melhor a criança fazer o peito de chupeta que a chupeta de peito!! tadinha, pequena, indefesa, sem saber falar e tem que ficar sugando o seco? Tenho muita dó!
    Sei que acalma, que faz milagres com mães que precisam descansar, mas eu fugi disso o máximo que pude!
    Mas, como uma boa mãe empoderada, sei que cada mãe faz o melhor para seu filho e por isso eu respeito cada opinião! :)

    Beijos
    Jan
    Dedicação de Mãe

    ResponderExcluir
  6. Acredita que aqui ninguém usou, mais tentei rsrs
    Acho que sendo usado moderadamente não faz mal
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que tem que parar na idade certa, assim não ará mal
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não usei chupeta com a minha baby e não me arrependo, é uma coisa a menos para me preocupar... Mas cada mãe faz o que acha melhor.

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não ..tudo tem a hora certa ... tirei no momento que deveria ...

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa agora é Tal mãe, tal filha ...
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  10. Aqui uso na Luma
    Foi a minha saida dos choros dela
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Aqui não usamos chupeta, Joseph não quis de jeito nenhum kk
    bjss

    ResponderExcluir
  12. A Larah não pegou chupeta, eu até tentei, mas els não quis.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  13. A minha usava ate os 7 meses quando pequeou uma grande infecção , de derrubar no chão e depois colocar na boca, a bichinha sofreu depois desse dia, nunca mais, tirei na hora.
    E ela nem reclamou,

    beijos!

    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pior que é bem assim a gente dá a chupeta para eles calmarem quando são pequeninos.
    Depois na época de tirar sempre dá choro!!!
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Apesar da minha insistência, nenhum dos meus filhos aceitou a chupeta!

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Ainda bem que Nathan nunca pegou, tentei algumas vezes mas tbm não insisti muito ñ ele era bonzinho qndo bb
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Aqui ele usou, e confesso que me ajudou muito,muitas vezes.
    E na hora certa tiramos, e deu super certo. Acho que usando com equilíbrio não vejo problema, e não atrapalhou na amamentação. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  18. Não ofereci a Júllia, apesar de terem dado várias para ela, guardei todas! Nunca fui à favor desses meios para acalmar um bebê e graças a Deus ela tbm nunca quis rsrs

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes