Principais dicas de segurança alimentar

17:38



Em todo o sistema agroalimentar, muitos passos são dados para manter os produtos alimentares seguros para quem os compra e consome. A segurança alimentar também é  importante quando um produto deixa o ambiente de varejo e entra em casa. 

É por isso que neste artigo você vai conferir algumas dicas importantes de como garantir a segurança dos alimentos da sua casa e verá também o motivo pelo qual a segurança alimentar é tão importante em âmbito global! Continue a leitura e saiba mais. 

Dicas para manusear os alimentos
Para evitar a contração de doenças transmitidas por alimentos, tenha em mente as seguintes dicas sobre a preparação e armazenamento de alimentos em casa:

1. Higienizar, higienizar, higienizar
É importante certificar-se de que as superfícies que você está usando para cozinhar estejam livres de todas as bactérias. Sugerimos misturar uma colher de sopa de água sanitária com um litro de água para fazer uma solução de limpeza rápida e fácil. 

2. Lave as mãos - mais de uma vez!
Todo mundo sabe que é importante lavar as mãos antes de começar a cozinhar. Mas, você sempre lava depois de manusear carne crua ou ovos? Tocar esses alimentos pode contaminar rapidamente superfícies e outros produtos, portanto, certifique-se de lavar as mãos por 20 segundos em água morna com sabão antes de mergulhar na próxima etapa da preparação da refeição.

3. Limpe a geladeira 
Lembra daquelas sobras que você jurou que comeria, mas que agora estão enterradas na parte de trás da geladeira? Por mais que gostaríamos apenas de esquecê-las e esperar que elas desaparecessem, as sobras antigas e os alimentos vencidos podem se tornar locais de reprodução de bactérias perigosas. 

É por isso que é tão importante ficar de olho no tempo de validade dos alimentos. Tente fazer uma limpa em sua geladeira pelo menos uma vez por mês para garantir que o resto de sua comida segura e comestível permaneça segura.

4. Lave seus vegetais
Vegetais crus, especialmente folhas verdes, são as fontes mais comuns de patógenos perigosos. Lave bem os legumes com água antes de fazer uma salada ou de servir numa travessa. 

5. Substitua suas esponjas
Apesar de estarem em contato constante com água e sabão, as esponjas podem conter bactérias graves. A sabedoria comum costumava sugerir microondas ou ferver suas esponjas para livrá-las dos germes, mas uma nova pesquisa mostrou que isso pode realmente aumentar a presença de algumas bactérias. 

Em vez de arriscar contaminar seus pratos com salmonela, por exemplo, basta substituir suas esponjas a cada poucas semanas - no futuro você vai agradecer!

6. Leia as notícias
É importante manter-se atualizado com as últimas notícias sobre segurança alimentar. Você pode encontrar essas notícias em diversos blogs, por exemplo. 

É claro que existem outras dicas de como manter a segurança alimentar, mas essas são as principais. Não se esqueça, principalmente, de fazer a higienização dos alimentos da forma correta, isso é extremamente importante. Agora continue a leitura deste artigo e entenda um pouco mais sobre a importância de garantir a segurança alimentar. 

Por que a segurança alimentar é um grande desafio global?
A razão óbvia é que todo mundo precisa de comida. Mas, a complexidade de distribuir alimentos suficientes para uma população nacional e para toda a população mundial mostra porque a segurança alimentar é uma prioridade para todos os países, seja em desenvolvimento ou desenvolvido.

Em suma, este é um desafio global, porque não se trata apenas de alimentar as pessoas, mas também de praticamente todos os aspectos de uma economia e sociedade.

O que causa isso?

1. Crescimento populacional - isso varia consideravelmente entre os países. A África deverá dobrar sua população de 1 para 2 bilhões até 2050. As populações no mundo em desenvolvimento também estão se tornando cada vez mais urbanizadas, com 2,5 bilhões de residentes urbanos adicionais projetados na África e na Ásia.

2. Mudança climática - atualmente, 40% da massa terrestre do mundo é árida, e o aumento das temperaturas irá se transformar ainda mais no deserto. Nas taxas atuais, a quantidade de alimentos que estamos cultivando hoje alimentará apenas metade da população até 2050.

3. Escassez de água - esta é outra crise iminente: 28% da agricultura encontra-se em regiões com falta de água. São necessários cerca de 1.500 litros de água para produzir um quilo de trigo e cerca de 16.000 litros para produzir um quilo de carne bovina. Em 2050, precisaremos de duas vezes mais água.

Sendo assim, se a segurança alimentar não for garantida, pode ser que futuramente inúmeros problemas aconteçam em decorrência disso! Portanto, a segurança alimentar nunca deve ser deixada de lado em nenhuma situação! Como você talvez não possa fazer muito no geral, comece pela sua casa. Cuide da higiene dos alimentos que você produz. Faça a sua parte e evite problemas futuros. 

Leia também

0 comentários

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes