O que as gestantes não devem comer

14:39

Olá meninas!! 
Vamos conferir em que situações, e quais os alimentos podem ser prejudiciais na gestação???

Segundo o site Bebe Abril Alguns alimentos são potencialmente nocivos à saúde da mãe e do bebê. Por isso, o ideal é que fiquem fora da dieta ou sejam consumidos com muita– leia-se muuuita– parcimônia

Existe algum alimento que deve ser cortado do cardápio das gestantes? De acordo com Patrícia Vilar Freitas, nutricionista do Hospital Samaritano, em São Paulo, as coisas não funcionam bem assim. “Não temos que impedir as gestantes de comer nada. Só é preciso que elas tenham cuidado redobrado para evitar qualquer problema durante os nove meses”, esclarece.
Para lhe ajudar a elencar as prioridades do menu nesta fase, o site do Bebê explica o que deve e o que não deve ir à mesa das grávidas. É claro que uma avaliação mais individualizada é ideal, para que o nutricionista ou o médico possa traçar uma estratégia alimentar sob medida. “O cardápio, o estado nutricional, a idade, o peso, a composição corpórea e a predisposição a algum problema de saúde precisam ser levados em consideração”, enumera a obstetra Karen Morelli Soriano, de Campinas, no interior de São Paulo.
Mas, em linhas gerais, conheça os itens que não merecem espaço na sua geladeira nem na dispensa, durante os nove meses:

                                    Carnes e peixes crus


A proteína deve fazer parte das principais refeições da grávida,  seja a das carnes brancas, seja das vermelhas. O fato de consumí-las cruas ou mal passadas não prejudica o desenvolvimento do bebê. “O problema é a possível contaminação por bactérias e protozoários, que depende da armazenagem e da procedência”, avisa Celso Kukier, nutrólogo do  Hospital São Luiz, em São Paulo.                                           
             
Para não correr o risco de ter uma diarreia ou, pior, de  contrair uma toxoplasmose, uma doença perigosa para o bebê, opte por carnes sempre bem passadas.




Cafés e bebidas energéticas



“Bebidas estimulantes, como as que contém cafeína, causam o aumento da frequência cardíaca em todo mundo que as consome. Porém, as gestantes já possuem essa frequência alterada, devido ao desenvolvimento do feto e à maior circulação de sangue dentro do corpo”, explica a nutricionista do Hospital Samaritano. Investir neste tipo de bebida pode contribuir para que a pressão arterial vá às alturas, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança. Além disso, as bebidas energéticas possuem vários conservantes em sua composição. Como não existem estudos que comprovem a segurança total de seu consumo, melhor passar longe!


Chás


“Eles requerem cuidado. Toda infusão de ervas pode ter, em grandes quantidades, substâncias prejudiciais, inclusive inflamatórias ou que afetam o trato gastrointestinal, podendo provocar diarreias”, diz o nutrólogo do Hospital São Luiz. Os chás comuns, como erva-doce, camomila e hortelã, podem ser tomados sem preocupação, desde que moderadamente. “Mas, não é hora de sair experimentando chás diferentes, principalmente se for em grande quantidade”, completa. Chás mate, verde, branco, preto, canela e sene devem ser evitados.


Bebidas alcoólicas



“Em grandes quantidades, o álcool está associado à malformação fetal”, diz Patrícia. Ele pode ultrapassar a barreira placentária e prejudicar o desenvolvimento do bebê ou evoluir para uma gravidez prematura. Por isso, o recado é claro: não consuma essas bebidas sem conversar com seu obstetra.


Embutidos



Presunto, salsicha, salame e mortadela são cheios de conservantes. Todo alimento artificial deve ser evitado, devido à presença dessas e de outras substâncias químicas, como os estabilizantes. “Esses componentes são contraindicados durante a gravidez porque, neste período, o sistema imunológico da mulher se torna mais ativo. Daí que o organismo pode reagir exageradamente aos compostos químicos, o que resultaria em uma alergia”, explica Celso Kukier, do Hospital São Luiz. 


Ovos



Cuidado com a salmonela, bactéria que ataca o sistema gastrintestinal e, de quebra, pode desencadear, entre outras complicações, um parto prematuro. Sem contar que provoca um grave quadro de diarreia e vômitos. E a gravidez é um péssimo momento para enfrentar uma crise dessas. Mas, você não precisa cortar os ovos do seu cardápio. A dica é consumí-los fritos ou cozidos, desde que a gema esteja dura. “Submeter os alimentos à altas temperaturas ajuda a eliminar bactérias que eventualmente estejam ali”, diz Patrícia. E nunca negligencie as receitas que levam ovo cru em sua composição e que, portanto, também podem representar riscos. É o caso das maioneses.


Queijos e leite



Atenção, ninguém está sugerindo que você evite estes alimentos na gravidez. Só é necessário ficar atenta a uma recomendação: dar preferência, sempre, aos produtos pasteurizados. Eles passam por um processo que elimina bactérias e outros micro-organismos, tornando o consumo muito mais seguro. “Ainda, ao escolher, opte por versões com menos gordura, como os leites desnatados, para prevenir o ganho de peso excessivo”, explica a obstetra Karen Morelli Soriano.


Refrigerantes



“As bebidas gaseificadas podem causar estufamento gástrico, mas não são proibidas”, explica Patrícia. Em casos de gastrite ou refluxo, o problema pode ser intensificado. “Ainda vale lembrar que as versões zero e light possuem muito sódio, que podem mexer com a pressão arterial, o que é particularmente prejudicial na gravidez”, ressalta.


Alimentos conservados no sal



O bacalhau e a carne seca são ótimos exemplos. Se a gestante apresenta tendência à hipertensão, melhor retirá-los da mesa. Caso a pressão esteja sob controle, ela pode comer um pouquinho, vez ou outra, para matar a vontade.


Mariscos


Os mariscos, quase sempre consumidos crus, devem ser evitados devido à quantidade de bactérias que podem carregar. Ou seja, eles tornam as futuras mamães mais suscetíveis a quadros de desarranjo intestinal. Isso poderia ocasionar uma desidratação, comprometendo a saúde dela e do bebê. Além disso, existem os danos específicos que alguns germes podem acarretar ao desenvolvimento fetal.


Condimentos



Os condimentos estão liberados e podem dar um toque especial à comida. O único cuidado necessário se refere à pimenta. “Ela não faz mal. Mas tem gente que é mais sensível e acaba sentindo queimação gástrica, desconforto. Se a gestante já teve hemorroidas, melhor evitar”, pondera a nutricionista do Samaritano.


Adoçantes


Tem muita gente que tem como hábito trocar o açúcar pelos adoçantes. Se esse é o seu caso, antes de tudo, consulte seu obstetra sobre o tipo e quantidades que devem ser consumidos. E evite os produtos à base de sacarina. Não há estudos que comprovem sua segurança. A melhor alternativa é optar pelas versões naturais, como a sucralose.




Bom, é isso meninas! Espero que este post tenha ajudado a esclarecer a dúvida de muitas.
Bjinhos e até mais!


Leia também

62 comentários

  1. Nossa!!! Ameii!! Vai ajudar muitas mamães gestantes viu? Parabéns querida. Obrigada por já seguir meu blog, estarei passando aqui sempre que eu puder :) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Flor!!

    Não tem nada que agradecer!!
    Vou ficar muito feliz cada vez que te ver por aqui!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Excelente post! Estou tomando muito cuidado com a minha alimentação. Ainda mais agora, inchada pra caramba viu! Estou uma bolinha! rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Aline, tem que se cuidar!!
    Tô doida para ver sua barriguinha de perto!
    rsrrsrs

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE, PRINCESA! OBRIGADA PELA VISITINHA CARINHOSA, VIU!? ESTOU ENCANTADA COM OS SEUS POSTS SUPER PERTINENTES. TENHA UM DOMINGO ABENÇOADO, AMIGA!

    ResponderExcluir
  6. Oii Edna fico feliz que tenha vindo acompanhar um pouquinho do meu blog!!
    Não tem nada que agradecer, eu é que te agradeço por ter vindo!!
    E obrigadão pelos elogios!!
    Volta sempre viu??
    Tenha um ótimo domingo para você também!

    Bjinhos Flor!!

    ResponderExcluir
  7. olá amada vim conhecer teu espaço , gostei e já estou seguindo deixo este mimo pra iniciarmos uma linda amizade
    ....._.;_'.-._
    ...{`--..-.'_,}
    .{;..\,__...-'/}
    .{..'-`.._;..-';
    ....`'--.._..-'
    ........,--\\..,-"-.
    ........`-..\(..'-...\
    ...............\.;---,/
    ..........,-""-;\
    ......../....-'.)..\
    ........\,---'`...\\
    .....................\
    belo post quanta informação bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!!
      Obrigada por ter vindo ao meu cantinho!!
      Já fui lá te seguir também!!
      Muito obrigada pelo carinho!!

      Bjinhos minha amiga e volte sempre que quiser!!

      Excluir
  8. Menina parabéns pelo post vou divulgar nos meus grupos do face e no TT. As mamães, principalmente, não observam pequenas coisas no dia a dia. Já ouvi amigas dizendo assim: Só esse não fara mal!!!!! Mas todo dia um lanche com presunto e queijo??????
    A qualidade de vida e a saúde do bebê pós natal depende do que as mães comem antes.
    Parabéns
    Agradeço sua visita e comentários no meu blog
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cris muito obrigada!
      É verdade e tem coisas que são muito perigosas néah?
      E não tem nada que agradecer seu espaço é uma fofura!
      Bjinhos linda e volta sempre!!

      Excluir
  9. Oi Iasmin, já criei a página lá no meu blog sobre parceria, depois passa lá pra conferir, e já estou divulgando o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, acabei de criar também e o seu também já esta lá!!

      Excluir
  10. Ah só peço que me mande a imagem sem o código do seu banner de divulgação que vc queira que eu coloque no meu blog. a intenção é atrair mais visitas e ou seguidores para o blog. e podemos trocar posts tbém, como já temos feito.
    Beijinhos! Fica com Deus, excelente domingão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já resolvi essa questão =]]
      nem sabia que ia com o código! rsrsrsr
      Mas já pode pegar a nova no mesmo lugar e atualizar ou lá na página de parceria!!

      Bjinhos linda, e ótimo domingo também!

      Excluir
  11. Cuidei demais a alimentação na gestação, adorei as dicas adoraria ter lido elas antes!

    Beijos
    Ana e Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, nesta fase é super importante cuidar da alimentação
      pois qualquer descuido já viu néah?
      e obrigada Flor, por vir!!
      Bjinhos e volte sempre que quiser!!

      Excluir
  12. Hum amei afinal estou nesta etapa novamente e nada como relembrar de alguns alimentos que eu mesma já havia me esquecido se pode ou não!!!! Obrigada pela visita. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Cristiane!
      verdade e não há nada melhor que cuidar bem da nossa saúde e da dos nossos bebês néah??
      E não tem nada que agradecer eu é que agradeço por ter vindo!!
      Tudo de bom para você e sua família!!
      Bjinhos

      Excluir
  13. Oi Iasmin, que bom que gostou!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Gostei demais!!
    Boa semana para vc e Manu também!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá Iasmin!
    Vi você em minhas seguidoras e vim te conhecer,
    parabéns pelo blog, cheio de conteúdo!
    Adorei!
    Parabéns pela Drii também, muito linda ela!!
    Estou te seguindo também!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, que bom ver você por aqui!!
      Sua filha é linda!!
      Fico muito feliz que tenha vindo me visitar!!
      Volte sempre!!
      Bjinhos

      Excluir
  16. Foi aos pouquinhos??? Ou saiu tudo de uma vez?

    ResponderExcluir
  17. Foi bem aos poucos e quando fui ao hospital já estava com 5 cm de dilatação!!

    ResponderExcluir
  18. oi querida,obrigada pela visita e eu já sou seguidora aqui do seu lindo cantinho,estou sempre lendo seus posts...bjss

    ResponderExcluir
  19. Que delícia que ta esse blog.
    Amei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris!!
      Nossa fico muito feliz que tenha vindo!!

      Seja bem vinda ao meu cantinho e fica a vontade!! =]]

      Bjinhos linda e volte sempre!!

      Excluir
  20. Oi Iasmin!
    Adorei o post.
    Eu me cuidei muito na gravidez, tinha uma dieta bem rígida porque tive diabetes gestacional. Mas agradeço por ter tido uma alimentação bem saudável. Minha bebê nasceu saudável e eu voltei ao meu peso normal em 10 dias...
    Beijo! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Deeses acho q o unico q nao ingerí foi bebida alcoolica, mas tdu com ~moderação obvio..
    Acho muito importante a gestante se manter bem consigo mesma
    bjO

    ResponderExcluir
  22. Obrigada por seguir! Tô seguindo de volta!
    Lindíssimo blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço Thay...

      Obrigada pelo elogio e seja muito bem vinda ao meu cantinho!

      s2

      Excluir
  23. oi, Yasmin, vim retribuir o carinho no meu blog.
    |Bju e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii flor!!
      Obrigada por ter vindo!!
      Adoroo o seu blog!!
      Bjinhos e bom Fds!!

      Excluir
  24. Iasmin
    Foi ótimo o seu post.
    É super importante pois as gestantes tem muitas dúvidas sobre a alimentação.
    Obrigada por visitar meu post no Recanto das Mamães Blogueiras.
    Beijinhos.
    www.cantinhodosam.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andreia!!
      é verdade, a alimentação é bem importante durante toda a gestação, e é importante a gente segurar a gula!!

      rsrsrs

      Não tem nada q agradecer flor!!
      Obrigada vc pela visitinha e volte sempre q quiser!!

      Bjinhos

      Excluir
  25. Parabéns pela postagem!
    Li sobre tudo isso quando estava grávida.. Tomava o maior cuidado. Na verdade, virei outra pessoa: Só comia coisas saudáveis e seguras!
    Sempre bom ter esse tipo de alerta, muita coisa as pessoas pensam que não tem problema mas pra uma gestante, é um pouco arriscado.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Brenda!

      É verdade, também acho super importante, as pessoas manterem uma boa alimentação na gravidez.


      Bjos enormes e volta sempre!

      Excluir
  26. A única época que realmente me alimentou bem foi na gestação...rsrsr
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrrss..

      Acho que eu também Genis!!

      Bjos enormes linda e volta sempre!

      s2

      Excluir
  27. Adorei o blog.. Seguindoo *-*

    http://ofantasticomundodetamara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara..
      Obrigada por ter vindo, e pelo elogio..

      Bjos enormes

      Excluir
  28. Oi Iasmin, adorei o post super informativo
    Parabéns pela linda familia *-* Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, fico super feliz que tenha gostado!

      Obrigada pelo elogio á minha família..

      =]

      Bjos enormes

      s2

      Excluir
  29. ahhh eu amei as informações...
    muito boas..
    um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rayane..

      é sempre bom postar coisas que as pessoas gostem!!

      Bjãoo

      s2

      Excluir
  30. Que Blog mais fofo, a turma amou! Beijos BoniFrati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada turminha Bonifrati..

      Voltem sempre, a visita de vocês aqui vai me deixar super feliz!

      s2

      Excluir
  31. Olá ... amei o post e o blog .. estamos lhe seguindo .. nos visite e siga se gostar ... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, obrigada linda..

      Com certeza estarei visitando e seguindo..

      Bjos enormes!!

      Excluir
  32. Para mim o mais terrível é cortar a comida japonesa e a carne mal passada. Para melhorar a situação, estou comendo a comida japonesa com camarão, mas não é a mesma coisa que um salmão cru né... Falei para o maridón levar na maternidade para mim uma bandejinha de sushi e sashimi! heheh

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      Odeio comida japonesa.. então sou meio ruim pra falar néah?
      rsrsr

      mas é realmente muito difícil cortar algo que estamos acostumados a comer!

      Bjos enormes e seja muito bem vinda!

      s2

      Excluir
  33. VIM DESEja uma bela noite e tudo de bom estou te seguindo fique com Deus http://samukatraquina.blogspot.com.br/ de uma passadinha la bjs.

    ResponderExcluir
  34. Oi Ótimas dicas gostei...
    Tem selinho no meu blog pra você
    Espero que goste
    Bjus

    http://leteiabispo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Ótimo post.
    Adorei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Iasmin, que post legal, cheio de informações, assim eu que ainda sou tentante já vou me acostumando.Adorei!Bjuss

    ResponderExcluir
  37. Bom Dia!!! Amei seu blog e essas dicas maravilhosas estou seguindo...
    Quando puder fazer uma visitinha: http://cantinhodanicollynha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Nossa,não sabia que Leite e queijo tinha restrições na gestação...Sempre escuto minha mãe dizer diariamente,tome bastante leite para os cálcio do bebê rsrrsrs...Gostei da informação!!

    Abração e uma excelente semana!!
    Com carinho ,
    Kerline
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi Iasmin! Lindo teu blog! Adorei as dicas! Continue assim!!
    Beijos, Magda

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes