Seu filho ainda usa fraldas? Veja dicas para ajudá-lo a abandonar de vez as fraldas

13:49

A partir de 1 ano e 6 meses a criança está fisiologicamente preparada para abandonar as fraldas.
Nesta idade, ela adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra, mas só isso não basta. Para que este processo aconteça, é preciso preparar a criança. Os pais são fundamentais nessa fase de transição. Eles devem mostrar aos seus filhos a importância dos hábitos de higiene e como e para que serve o banheiro. Outro ponto essencial é perguntar à criança se ela quer fazer as suas necessidades no banheiro.
A fralda utilizada durante o dia deve ser a primeira a ser retirada. A dica é colocar a criança no penico ou no vaso sanitário assim que ela acordar. Não a coloque em cima do assento do vaso sanitário sem uma proteção, pois devido ao tamanho do buraco - projetado para adultos - ela poderá cair ou se sentir insegura. Para resolver o problema, basta acoplar um redutor de assento. É provável que no início a criança acabe fazendo apenas pouco xixi, mas não se preocupe porque com o tempo ela irá se acostumar. Esse processo deve ser repetido a cada duas horas. Os pais devem tentar fazer com que a criança faça cocô no vaso sanitário. Neste caso, o sucesso virá mais rapidamente, visto que ela geralmente está acostumada a fazer sempre no mesmo horário. Algumas crianças se acostumam a ponto de avisar os pais que estão com vontade de fazer cocô.

A fralda noturna só deve ser abandonada depois que a criança conseguir se livrar de vez do uso durante o dia. Isso leva em média quatro meses. Nessa segunda fase do processo de desfraldar a criança, é importante que a última mamadeira da noite seja abolida. Isso faz com que a bexiga da criança fique mais vazia. Outra dica é fazer com que ela faça xixi antes de dormir.

Se seu filho já tem mais de um ano e ainda continua usando fraldas, é aconselhável iniciar imediatamente esse processo. Quanto mais tarde ele for iniciado, mas difícil será de convencer a criança a deixar de usar fraldas, pois elas acabam se acomodando. Existem crianças que demoram um pouco mais para aceitar essa mudança. Se seu filho está incluído nesse grupo, não tente impor a todo custo. Suspenda o processo por 15 dias e então tente novamente.

Algumas dicas para desfraldar seu filho

Primeira semana: Leve seu filho ao banheiro para fazer xixi a cada duas horas. O horário de fazer cocô deve ser o que a criança está acostumada. Nessa primeira etapa, é importante que os pais fiquem ao lado dela, esperando ele terminar de fazer as necessidades. A dica aqui é não apressar a criança: deixe-a demorar o tempo que for preciso. Terminada as necessidades, limpe a criança e coloque uma cueca ou calcinha nela. Mostrar entusiasmo e orgulho por ela ter usado o banheiro também ajuda. Uma coisa que ajuda no processo é vestir a criança com cuecas e calcinhas com desenhos coloridos, incentivando-a a usa-las.

Segunda semana: Dê continuidade ao processo aplicado na primeira semana, com uma diferença: desta vez deixe-a sozinha e peça que ela chame quando tiver terminado. Não se desespere se ela fizer alguma coisa errada depois de tanto tempo de esforço, pois é normal isso acontecer. A dica é não brigar com ela e dizer que foi apenas um deslize, mas que dá próxima vez ela irá conseguir.

Terceira semana: Não a leve mais ao banheiro. Deixe que ela decida quando quer e peça para ir ao banheiro. A dica é perguntar, pelo menos quatro vezes ao dia, se ela quer fazer xixi ou cocô. 


Crédito: unimed.com.br

Leia também

4 comentários

  1. Olá querida, que blog mais fofo!! Aqui em casa foi uma guerra e tanto para fazer a Ingrid parar de usar fraldas, tive a ajuda da escola. mas gostei das dicas
    beijos

    ResponderExcluir
  2. amiga quando me recordo que vou passar por essa fase nomavente
    leio muito sobre já rs
    amei as dicas
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post aqui o pequeno está com 1 ano e 7 meses
    pensando em dar inicio e este processo.
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem,tenho uma menina que semana que vem completa 2 anos e ainda não comecei o processo,com sua dicas vai ser mas fácil.Bjs

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes

Fanpage