Meningocócica ACWY conjulgada: Conheça a vacina do SUS para crianças de 11 e 12 anos

20:00


Há algum tempo atrás, precisei levar a Dri até posto de saúde para tomar a vacina do HPV disponível na rede do SUS para meninas a partir dos 9 anos de idade e que protege contra o vírus do HPV.

Lá fui informada que quando ela completasse 11 anos deveria retornar com ela para que ela tomasse uma nova vacina que entrou no calendário de vacinação do SUS: a Meningocócica ACWY conjulgada. Como essa ampliação não teve uma divulgação tão grande, acabei não sabendo da nova vacina e fiquei curiosa pra descobrir um pouco mais sobre ela e sobre quais doenças ela protege.

Pesquisando na Internet, acabei descobrindo que ela não é tão nova assim e foi disponibilizada no Sistema único de saúde no ano passado. A vacina Meningocócica ACWY conjulgada substituiu o reforço da meningocócica C para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade, e previne os quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y, e está aí disponível de forma totalmente gratuita para nossas crianças através do SUS.
Fica a dica: Para os pais que também não tinham conhecimento e tem crianças na mesma faixa etária da Dri, vale a pena ficar atento ao prazo e levar seu filho para receber a dose no posto de saúde mais próximo de sua casa.

Agora me conta aqui nos comentários se você já sabia da ampliação e chegada dessa vacina no calendário de vacinação do sus?



















Leia também

0 comentários

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes