10 brincadeiras antigas que seus filhos precisam aprender

17:52


Uma das coisas que mais lembro da minha infância eram as inúmeras brincadeiras que existiam, e de como era gostoso se reunir com os amigos da rua para brincar.

Outro dia no fim de um aniversário de criança que levamos a Dri, enquanto esperávamos todos acabarem de organizar o espaço para irmos embora, chamei minha filha e as amiguinhas e comecei a perguntar do que elas gostavam de brincar, e infelizmente elas não conheciam quase que nenhuma brincadeira que havia citado a elas, fiquei chocada por saber que em menos de 10 anos essas brincadeiras se extinguiram. Talvez essa extinção se deve ao fato de que a maioria dos pais de hoje em dia, não tem o tempo suficiente para brincar e ensinar as brincadeiras para os seus filhos, ou talvez porque a inclusão da tecnologia tenha uma parcela de culpa nisso.
O ideal seria que os pais programassem a hora para os games nos tablets e computadores e uma hora para o incentivo ás brincadeiras no quintal e rua.




Para os pais que gostariam de realizar esse incentivo, neste post você encontrará 10 brincadeiras antigas para ensinar ás crianças.


1. Batatinha frita: De costas para o resto do grupo, uma criança, que será a batatinha, fala bem alto: “Batatinha frita um, dois, três!”. Durante essa frase, as outras crianças tentam se aproximar da batatinha, mas precisam paralisar assim que ela acabar de falar e virar de frente para elas. Se alguém for pego se mexendo, está fora, e o primeiro que conseguir encostar nas costas da criança batatinha vence.

2. Pular corda: Existem várias modalidades para essa brincadeira, onde as crianças seguem o que é dito pela música. Uma das canções mais clássicas é “Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha e vá pro olho da rua (quando a criança tem que sair da corda sem encostar nela)!”

3. Bambolê: Aquele círculo colorido de plástico tem o poder de divertir por um bom tempo crianças de todas as idades, até mesmo as menores que não conseguem girar bem o aro. Na cintura, com movimentos do quadril, nos pulsos ou pescoço, o bambolê vai ensina muito sobre o corpo às crianças.

4. Amarelinha: Uma brincadeira fácil e que envolve diversos aprendizados. Com um giz de cera ou pedaço de carvão, desenha-se a amarelinha no chão. As casas são numeradas e o “céu” pode ser colorido. Passar por todo o trajeto da amarelinha vai exigir das crianças muito equilíbrio e coordenação motora.

5. Bobinho: É necessária uma bola e ao menos três pessoas. Uma criança será o bobinho e tem que conseguir pegar a bola enquanto os outros a jogam entre si. Quem jogar e tiver a bola apreendida pelo bobinho será o bobinho da vez.

6. Cinco Marias: Com apenas cinco pedrinhas dá para montar um jogo desafiador do tempo das bisavós. A brincadeira consiste em jogar uma das pedras para cima e pegar outra no chão antes que a que foi lançada caia em sua mão. Pode ser jogado de diversas formas com a ideia de que fique cada vez mais difícil.

7. Bolinha de sabão: Uma brincadeira mágica e que incentiva os pequenos a direcionar o ar e controlar o diafragma. E nem é preciso comprar o modelo industrializado – apesar de ser muito barato – um copo com água e detergente e um canudo já resolvem a brincadeira.


8. Caça ao tesouro: Esconda um prêmio (pode ser um doce, um dinheirinho, qualquer prenda) em algum lugar da casa ou do jardim. Após escolher o esconderijo, eleja outros lugares da casa para esconder pistas em papeis que levam até o tesouro.

9. Pique-bandeira: O grupo divide-se de forma parecida com a queimada, em dois times. Mas dessa vez o objetivo é capturar a bandeira do outro grupo que está protegida no fundo. Se a criança que tentar passar pelo time adversário for tocada pelos rivais, ela ficará congelada no local até que um amigo do mesmo time a descongele.


10. Passa anel: As crianças sentam em roda e uma delas estará no centro com o anel. As mãos das outras crianças ficam fechadas em formato de concha. A criança que está com o anel fingirá que o coloca dentro das mãos de cada participante. Ao final, tenta-se descobrir quem realmente está com o anel.

Espero que tenham gostado e que traga lembranças deliciosas de infância.
Desejo á pais e filhos que esse post proporcione muitas diversões!

Um beijo e até a próxima. :)

Leia também

16 comentários

  1. É verdade kkk minha filha ama bolinha de sabão , pega pega esconde esconde kkk toda brincadeiras as crianças amam.

    beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  2. Iasmim adorei o post, dia desses estava falando com minha filha sobre algumas dessas brincadeiras e como era legal... realmente deveríamos ensinar essas brincadeiras aos nossos filhos, as crianças de hoje não sabem brincar. Bjs Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  3. que pena que as crianças hoje puco brinca disso
    mais sempre que posso eu brinco com as meninas
    são brincadeira saudáveis
    amei as dicas
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Nossa...como eu me divertia brincando na rua com meus amigos!!Pular corda era demais...
    Bia até que divide bem o seu tempo...aproveitamos os finais de semana para brincar a praça!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que legal ne faz lembrar nossa infância bjo

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga é verdade lembrei da minha infância, que saudade meu filho agora esta começando a brincar pra valer mesmo, e ele adora brincar de pega pega, principalmente com o pai. Bjss

    ResponderExcluir
  7. Aqui sempre estamos brincando, o Gui adora bolinha de sabão, pega pega, esconde esconde, bambolê, pular corda ... acho que temos que valorizar mais esses momentos com as crianças ...

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que ótima todas as brincadeiras
    Me lembro da minha infância
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai que dica maravilhosa. Esses dias ensinei o passa anel pra Lara, porque brincava muito quando criança

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cada brincadeira... foi um resgate a minha infância!
    Com certeza temos que transmitir aos nosso filhos, bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu adorava brincar de passa anel com certeza vou ensinar o Rafa
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse post fez lembrar minha infância.
    Não lembrava que o nome do jogo de pedrinhas era 5 Marias.
    Adorava também pular corda e amarelinha.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Batatinha frita 1,2,3 rsrs que tempo bom! Já ensinei essa ao Lucas e ele adora.
    Passa o anel tudo de bom também.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. BRINCADEIRAS ANTIGAS ERA TUDO DE BOM, PULAR, CORRER ERA BÃO DEMAIS UAI! HAHAHA
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  15. Verdade com toda esta tecnologia deste mundo mordermo não vemos mais crianças brincando mais agora e a era do vídeo games muito legal o assunto que você ta abordando eu mesma amava brincar de passa anel muito bom que saudades eu era feliz e não sabi .rsrsrsrrsrsrsrsrsrsrs
    www.tarcilanobre.com

    ResponderExcluir
  16. adorei brinquei de tudo e pretendo ensinar meu bb a brincar de todas faz bem brincar nada de robozinhos rs bjs

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes