Como evitar o estresse nas viagens com crianças pequenas

11:36


Viajar com uma criança é completamente diferente do que estar somente com adultos, e envolve um grau de preparação muito maior. O importante é não se intimidar demais com a quantidade de bagagem (sim, será bem maior!), procurar planejar tudo o que for possível com antecedência e se armar do melhor espírito de aventureiro. 

Veja a seguir algumas sugestões testadas e aprovadas por pais e mães profissionais no assunto: 

1. Seja flexível 
Conhecer lugares novos com uma criança pode ser uma experiência deliciosa, desde que você não seja rígida nos programas. Muito barulho e novidade podem estimular bebês além da conta, enquanto atividade demais costuma entediar ou cansar as crianças um pouco maiores. 

Ter um carrinho leve ajuda a manter seu filho pequeno sob controle, mas dê uma força à natureza organizando um itinerário de atrações simples. Você vai ver que se tiver apenas uma grande atividade por dia será bem mais fácil fazer ajustes de última hora no caso de seu filho sair dos eixos. 

2. Escolha destinos voltados a férias em família 
Prefira locais acostumados a receber crianças, como resorts, hotéis-fazenda ou casas de amigos que tenham filhos. Confirme se o hotel ou pousada que escolheu não têm restrições a crianças e verifique também custos extras para acomodá-las. Pergunte sobre taxas de alimentação para menores de 5 anos, se há algum tipo de monitor no lugar e que tipo de área de lazer existe no próprio local ou por perto. 

3. Tenha sempre água e lanchinhos à mão 
Estes são itens fundamentais para qualquer viagem. Crianças podem se desidratar rapidamente e nem sempre têm paciência de esperar pelo horário da refeição. Você pode colocar na sacola uma banana, um pão tipo bisnaguinha, algum cereal dentro de saquinhos e sucos de caixinha, por exemplo. Não se esqueça também dos lenços umedecidos (ou uma fralda de pano úmida, dentro de um saquinho) para limpar as mãos e de alguns sacos de plástico a mais para guardar a sujeira ou alguma camiseta que ficou muito lambuzada. 

4. Faça paradas sempre que puder 
Se estiver viajando de carro, planeje algumas paradas ao longo do caminho para que seu filho possa esticar as pernas e correr um pouco. Vale até levar uma bolinha se tiver algum lugar seguro para jogar. Do contrário, deixe-o brincar solto. Tente encerrar a jornada o mais cedo possível, assim você não corre o risco de seu filho pegar no sono no final da tarde e querer depois ficar acordado até altas horas da noite (quando você estará exausta). 

5. Pense na segurança 
Leve com vocês um kit básico de segurança. Se a viagem for de carro, verifique que a cadeirinha esteja instalada corretamente. Use telas especiais ou cortinas improvisadas na janela para evitar que o sol incomode. Algumas famílias vestem as crianças com cores vibrantes, assim, se perdê-las no meio de uma multidão, fica mais fácil procurar. Tem também quem coloque um cartãozinho de identificação no bolso da criança para o caso de um desencontro. 

6. Empacote surpresas 
Uma boa maneira de distrair as crianças durante viagens mais longas é ter à mão brinquedos, guloseimas e bebidas. Não deixe de levar alguns dos brinquedos, jogos e livrinhos que seu filho mais gosta. Inclua também algumas surpresas embrulhadas separadamente e vá dando uma de cada vez. Crianças um pouco maiores se entretêm também colando adesivos em papéis. 

7. Fale sobre a viagem com antecedência 
Crianças pequenas não costumam ter maiores problemas para se adaptar, mas um pouco de preparação antes da viagem não faz mal a ninguém. Mostre fotos do local a ser visitado, converse sobre com quem encontrarão e o que vão fazer de diferente durante alguns dias. Seu filho vai se basear em suas emoções: se demonstrar alegria pela viagem, é provável que ele faça o mesmo. 


Fonte: Brasil Baby Center
Imagem: Revista Crescer

Leia também

8 comentários

  1. a amiga
    a melhor coisa que faço quando vejo que não vai dar
    respiro fundo conto de 1 a 10 e volto ao meu normal rsrsrsrs
    lindo dia amei as dicas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas amiga.
    bjs

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/08/nova-parceria-bebe-mais.html

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda! Estou seguindo também!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito fofo!
    Amei suas sugestões para viajar com os pequenos. Eu ainda não tenho filhos, mas espero não demorar muito para receber essa bênção e com certeza quando isso acontecer essas dicas serão muito úteis!

    Beijinhos e boa semana!

    Tô seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Excelente post. Eu mesma sempre é um problema na hora de arrumar as malas!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas essas dicas!!
    Bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes