Diário de gravidez: 19ª semana de gestação

17:26

O que estou sentindo:

  • A barriga agora já é visivelmente uma barriga de gestante.
  • Todos os dias venho sentido dores moderadas e algumas vezes até forte no baixo ventre, mas que não se estendem por muito tempo.
  • Há algumas semanas atrás percebi que há momentos em que a região abdominal fica bem dura por alguns segundos e depois para, essas são as famosas contrações de treinamento (ou contrações de Braxton Hicks).
  • Em um dos pré-natais descobri que estou com anemia, e tenho sentido muito cansaço, sono e desânimo.
  • A azia tem acabado comigo, todos os dias venho sentindo esse incômodo.
  • Minha pele está muito ressecada.
  • Meus cabelos estão bem brilhosos e bonitos.


Novidades:

  • Na 17ª semana, senti os primeiros chutinhos do bebê, foi um momento emocionante onde a Dri e o papai puderam sentir e ficaram super felizes.
  • Os nomes do bebê já foram escolhidos. Se for menina se chamará Nina e se for menino Bernardo.
  • Dia 14 pude realizar a segunda ultrassonografia e descobri o sexo do bebê, mas como estou planejando um possível chá de fraldas, vou aproveitar e fazer o chá de revelação e contar para os familiares e amigos somente no dia, assim todos ficam sabendo juntos, além de ser algo muito divertido e empolgante.
  • O peso fetal estimado é de 294 gramas.
  • A data prevista para o parto é dia 6 de fevereiro (um dia depois do meu aniversário). 


 Como o bebê está: 



Acompanho o desenvolvimento da gravidez e do bebê no site Brasil Baby Center e adoro.
Segundo o site, o bebê essa semana está assim:


"O feto mede por volta de 15 centímetros da cabeça até o bumbum e pesa aproximadamente de 240 gramas. 



Seu bebê já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer. 

O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.

A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. Se você está esperando uma menina, ela tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para por volta de 1 milhão.

Você chegou à metade da gestação! Agora que está entrando na 20a semana, seu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas.

Agora você está começando a distinguir os chutes e as cambalhotas do bebê. Para algumas mulheres demora um pouco mais. Você vai ver: daqui a pouco, vai ficar até difícil dormir com tanto movimento.


Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga."

E vocês? Nesta etapa da gravidez sentiram algum desses incômodos?
Deixem seus comentários.

Um beijo e até a próxima...

Leia também

8 comentários

  1. Iasmin que fase deliciosa. Passei por isso a pouco tempo e até bateu saudade rsrs só pularia a azia que sofrer horrores. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse momento e uma delicia né da até uma saudadezinha, rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ooouwn que lindooo, emocionante sentir os primeiros chutinhos e lindos nomes <3

    www.mamaeconectada.com

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns, deu até saudades da minha gestação
    que bom que está tudo indo bem
    bjs

    ResponderExcluir
  5. que saudade, passa tão rápido. as azias realmente são um terror. tbm comecei a sentir os chutes do bebê mais ou menos por aí. beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  6. Tomara que chegue no seu aniversário, a minha nasceu 11 dias depois!!! Amei as escolhas dos nomes!! Que vc tenha uma ótima gestação!

    ResponderExcluir
  7. Ai que delicia, tenho saudades de vivenciar isso.. Eu não conseguiria guardar sobre o sexo não sou super ansiosa.. Amei os nomes, o do menino então nem me fala, sou apaixonada por esse nome..rs

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns não sabia que você estava gravida!!! Muita saúde pra esse Bebezinho! É uma delicia começar a sentir o chutes ne? Me lembro muito bem da gestação do meu filho, é uma delicia.. Lindos os nomes, adorei sua ideia de contar o sexo na hora do cha de fraldas, imagina a emoção de todo mundo? Rsrs! Parabéns flor, que sua gestação seja muito abençoada e tranquila! Beijos

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes