Dicas para uma lancheira saudável

18:41


Mais um ano escolar se iniciando e com ele aparecem as dúvidas de quase todos os pais, o que mandar para o lanche?

Nem todas as escolas oferecem alimentação para as crianças, com isso há sempre o desafio de montar um lanche gostoso e ao mesmo tempo saudável todos os dias para as crianças.

Pensando nisso, pesquisei sobre o assunto e encontrei 10 dicas legais para acabar de vez com as dúvidas dos pais que passarão por isso.

1. Cuidado com bolinhos industrializados: Evite os bolinhos industrializados, eles são ricos em açúcares e gorduras. Faça a opção por bolos caseiros, tais como: bolo de laranja, limão, cenoura ou fubá. Você pode até ousar um pouco mais e fazer bolo integral em casa (isso mesmo, com farinha de trigo integral ou mesmo que tenha na composição um pouco de aveia, linhaça, chia…) e se tiver fruta na composição dele, melhor ainda!


2. Evite sucos de caixinha: Estes sucos de caixinha tipo néctar são riquíssimos em açúcar, assim como os refrigerantes. O suco de fruta natural é sempre a melhor opção. Uma segunda sugestão seria os sucos de polpa congelada. Mas deve ser colocado em uma garrafinha térmica, pois ela protege da luz e da temperatura e isso impede que o suco fique oxidado, o que deixaria com um sabor azedo. Apesar de alguns estudos mostrarem que há uma redução de vitamina C após 4 horas do preparo, os sucos de maracujá, acerola e abacaxi, sofrem menor oxidação e não alteram seu sabor por até 6 horas. Por isso, prepare o suco perto do horário de ir para a escola.


3. Abuse da água de coco: A água de coco de caixinha é uma ótima opção para os dias de calor. Além de hidratar, ela tem muitos minerais. Bom para fugir dos sucos de caixinha.




4. Invista nas frutas: Frutas é sempre uma ótima opção mas, tome cuidado com o seu armazenamento. Uma dica é embalar no papel toalha ou plástico as frutas mais sequinhas e com casca como: banana, maçã, tangerina ou pêra. Para as frutas pequenas ou que amassam facilmente, como o morango, a uva, a cereja… coloque em um potinho para não prejudicar a aparência, já que primeiro comemos com os olhos. E para as crianças então, imagem é tudo! Ah! E você pode usar aqueles potinhos bonitinhos que existe no formato e cor das frutas, sabe?! As crianças vão adorar!


5. Fuja dos biscoitos recheados: Os biscoitos recheados são ricos em açúcares e gorduras, por isso prefira os biscoitos sem recheio assim como os biscoitos tipo maria, maisena ou água e sal. Cookies integral também é uma boa. Você pode até pegar uma receita e fazer em casa, no final de semana com seu filho para ele levar na escola durante a semana. Ele vai amar a ideia!


6. Utilize pãezinhos com patê caseiro: Outra idéia legal é utilizar pãezinhos, de preferência integral. Tem bisnaguinha integral, mini pão sírio integral, mini pão francês integral, mini pão multigrãos… Para o recheio: patê caseiro de ricota com linhaça ou chia; queijo branco com cenoura; peito de peru com tomate e requeijão, geléia de frutas…


7. Escolha alimentos ricos em fibra: As barrinhas de cereais ou mesmo pacotinhos de frutas desidratadas também são ótimas opções, por serem ricos em fibras.


8. Utilize legumes baby: Os legumes também podem ser utilizados para variar, como por exemplo o tomatinho cereja ou a cenoura baby.


9. Prefira os iogurtes: Outra boa opção é o iogurte, ele é rico em proteínas e cálcio importante para os ossos e dentes. Mas temos que ter alguns cuidados, já que é um alimento muito perecível. Deixe para tirar da geladeira próximo do horário de ir para a escola. E nem arrisque colocar na lancheira do seu filho nos dias de muuuuito calor!


10. Eleja os cereais matinais: Para acompanhar o iogurte uma ótima opção são os cereais matinais em embalagem individual, como: o flocos de milho (se possível, sem açúcar) ou até mesmo a granola.


No começo com certeza pode parecer difícil se adaptar, mas com o tempo você pega o jeito e a saúde do seu filho agradece. :)

Espero que tenham gostado!
Um beijo e até a próxima...


FONTE: Entre Legumes e Verduras

Leia também

14 comentários

  1. Essas dicas são muito valiosas! Já vi muito na TV os problemas de saúde que podem ocorrer quando colocamos qualquer tipo de alimento na lancheira. #SuperDica !

    Mamãe do Bryan - http://maequesonha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, minha pequena começa as aulas dia 9..
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Aqui já faço isso há algum tempo!!!
    Faço muffins, cupcakes, mando uvas, cenoura baby e tomate cereja. Elas só pegam o suco na cantina, pq daí é natural e feito na hora!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!! Temos que nos preocupar com a saude dos pequenos!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, achei suas dicas perfeitas, lanches mais saudáveis fazem toda a diferença.
    Beijos
    Adri
    www.mamaesfacilidadesedicas

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, aqui estou sempre de olho na lancheira e tento deixa lá mais saudável possível
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas
    prefiro os iogurtes
    quando nada funcionava
    ele cai muito bem

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, adorei as dicas!
    Precisamos ter cuidado na hora do lanche dos pequenos... aqui ainda não preparo, pois Joseph está na creche, mais já guardo todas as dicas, bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei as suas dicas. Vão deixar o meu dia, e o da pequena Lara, ainda melhores

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Q mara estas dicas amei o post preciso atoar uma alimentação mais saudável ...bjos amei o post

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas. Temos que cuidar do lanche dos pequenos. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas, meu filho é tão ruim para comer, vou por em pratica estas dicas da lancheira que eu estava precisando muito! bjs

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes

Fanpage