Os dentes do seu bebê estão nascendo? Confira dicas para amenizar o incômodo do seu filho

00:00

Desconfia que seu filho começa a sentir os primeiros dentinhos? Separamos 6 dicas para aliviar as dores dos primeiros dentinhos do bebê.

Por volta dos 6 meses de idade inicia-se a dentição de leite, sendo composta por 20 dentes e ficando completa por volta dos 3 anos de idade.


Primeiros sintomas

Os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição incluem dores, gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante, o bebê fica assado da fralda, os padrões de sono e da alimentação alteram-se como o surgir da perda de apetite, surge a vontade de morder objetos, bem como uma irritabilidade geral..
Como ajudar o seu bebé a aliviar as dores dos primeiros dentes? Primeiramente converse com o pediatra de confiança e acerca de opções alternativas como:

1- Sono em dia

Certifique-se que o bebé descansa bastante. Se o bebê não descansar bem, com as dores ainda se vai tornar mais irritadiço. Caso o bebê não consiga dormir, converse com o pediatra para que ele lhe receite algum medicamento ou aconselhe outra solução.

2- Anéis

Primeiro pode tentar um objeto para morder como um anel especial para calmar as gengivas irritadas. Deixe um ou dois no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá. Existem também anéis de dentição refrigerantes, especialmente concebidos para acalmar a dor.
Existem também outros modelos de anéis com relevos diversos (rugosidades, estrias,…) aliviando o bebê com a massagem provocada nas gengivas. Este tipo de anel favorece a aparição dos dentes pois o bebê tem a tendência a mordê-lo. Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.

3- Distração

Mantenha o bebé distraído, pois manter o bebê entretido com algo, ajudá-lo-á a tirar as dores da ideia. Uma aula de música, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.

4- Soluções homeopáticas

Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebê, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.

5- Gel anestésico

Um gel anestésico aquoso que evite as dores poderá resultar. O único senão é que este gel faz com que o bebê se babe muito, por isso terá de estar sempre preparada com um pano debaixo do queixo do bebê para que ele não molhe a roupinha.

6- Paracetamol

O paracetamol para bebê poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebé ingira qualquer tipo de medicamento.

Advertência:

Se a dentição da criança estiver a surgir, use o seu instinto para detectar outros problemas que possam ser a causa do mal-estar da criança. Às vezes atribui-se à dentição outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vômitos. Consulte o seu médico e peça aconselhamento se durante a dentição do seu filho notar estes sintomas.


Leia também

13 comentários

  1. Que fofa essa foto. Eu fotografei todos os da Lara! rs. Fazia ela sorrir e click. Boa recordação. Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Aqui quando os dentinhos começaram a surgir não tivemos muitos problemas, e como a pediatra dele é homeopata quando começou ela já passou o remédio para aliviar .. que seria um similar ao camomilina c que achamos na farmácia

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas
    Essa fase é chata
    Bjus e uma ótima semana
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não usei nada de gel, a pediatra não liberou.
    Aqui a recomendação foi colocar um mordedor no congelador dentro de um saquinho plástico, quando estivesse geladinho oferecer.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. É um momento lindo, mas tb de muito desconforto para o bebê, adorei as dicas, bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindinhaaa .. por aqui usamos bastante mordedores geladinhos e nene dente pomada e tudo bem!

    Beijos e ótima semana!

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cada vez que vai sair dente no Rafa, sai 2 por vez
    adorei a postagem
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. gosto muito de passar o gel...
    alycia usava o mordedor que tinha uma agua, a gente colocava na geladeira..
    a bella ... sabe que a bella quase nao tem problemas com esse primeiros dentes rsrs
    boas dicas bjos

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo o sorriso de uma criança nessa fase.
    Muito bom o post, super útil para as mamães.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu usava o nenê dent e um mordedor que ia na geladeira e dava p ele morder!
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas,vão ser uteis por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. olha só que legal dicas é sempre bom nessa hora.
    bju

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes