Pós-parto: 10 minutinhos de cuidados para você

15:27

Olá meninas,
todas nós sabemos que após a maternidade, cuidar de nós mesmas se torna luxo.
Pensando nisso, resolvi dar uma pesquisada para achar dicas de cuidados para as mamães depois da chegada do bebê.
Confiram:

1. Um banho bem tomado

Depois que nos tornamos mães, tomar um banho longo e delicioso vira luxo. Tire dez minutos para tomar aquela ducha relaxante, prestando atenção em cada parte do seu corpo. Você reorganiza as ideias e começa a cuidar de si novamente, no pos parto. Sem contar que você elimina aquele cheiro de leite, que fica impregnado durante a amamentação. A dica é começar o banho esfoliando a pele. Misture um creme esfoliante com um óleo de amêndoa, framboesa ou rosa-mosqueta para evitar o ressecamento. Comece a esfoliação, dos pés para a cabeça, em movimentos circulares, como se estivesse fazendo uma drenagem. Retire a mistura com água morna e, após o banho, passe um creme hidratante. Se não quiser esfoliar a pele, passe, somente, um óleo com um massageador corporal.

2. Cuide dos pés

O seu pezinho é uma das partes do corpo que mais sofrem com a maternidade. Fazer um escalda-pés e uma automassagem melhora (e muito) a sua qualidade de vida. Ferva a água e coloque em uma bacia com 1 colher de sobremesa de sal refinado ou grosso. Para relaxar ainda mais, coloque 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda. Acrescentar 2 gotas de alecrim ajuda a recuperar a força no pós-parto. Passe um creme nas cutículas e um óleo nas unhas e mergulhe-os na água por alguns minutos. Seque os pés e comece a massagem, com as mãos lambuzadas de óleo de banho, no sentido dos dedos para o tornozelo. Isso ajuda a circulação. Dedique-se a cada dedo e aperte bem a sola dos pés, como se você fosse amassar um pão, com muito carinho. Enrole os pés em um papel filme por 2 minutinhos para que o creme penetre na pele. Eles ficarão novos!

3. Faça uma refeição sem pausa

Comer bem vira objeto de luxo quando se tem um bebê em casa. Mas é muito importante fazer uma refeição tranquila, de vez em quando. O alimento quentinho conforta e dá aconchego. A dica aqui não é, necessariamente, sentar-se para fazer uma super-refeição, com entrada, prato principal e sobremesa. Mas é legal pensar que um sanduíche de queijo é mais gostoso quentinho do que frio e que é bacana você comer tudo até o final e deixar que o maridão pegue o bebê, caso ele chore.

4. Coloque o papo em dia

Está cansada de só falar sobre o universo maternal? Por que não ligar para aquela amiga que não tem filhos e saber das notícias do “mundo lá fora”? Com certeza, ela também vai querer saber todas as novidades sobre sua nova vida no pós-parto. E qual é a mãe que não tem vontade de contar tudo o que o filhote faz? Em alguns momentos, conversar com uma amiga querida estabelece uma conexão com o mundo e isso faz você retomar, aos poucos, sua identidade, agora como mãe.

5. Leia algumas páginas daquele livro espetacular ou da sua revista preferida

Talvez você não consiga ler por mais de dez minutos, mesmo. Ou porque o neném não vai “deixar”, ou porque você não vai ter concentração para isso. Mas, se você ama livros e revistas, retome esse hábito aos poucos. Você pode começar por livros de contos ou leitura de blogs... Experimente!

6. Alongue o corpo

O bebe dormiu ou está brincando no cercadinho? Aproveite para se alongar e tirar um pouco da ferrugem pós-parto. O alongamento ajuda a relaxar as costas e tirar o peso das pernas e dos braços. Sente-se em posição de borboleta e estique o corpo para a frente. Fique em posição ereta e alongue o corpo até colocar as mãos nos pés. É revigorante!

7. Massageie a si mesma

O corpo da mulher fica realmente muito cansado no pós-parto. Durante o dia, você pode fazer pequenas paradas para sessões de automassagem. Para aliviar dores nas mãos, pressione a região entre o dedo indicador e o polegar. Se o desconforto for nos braços, aperte a região peitoral com a mão e pare, repetidamente. Se tiver dor de cabeça, pressione, com o polegar, a região da mandíbula até aliviar a sensação dolorosa.

8. Faça exercícios de respiração

Respirar é tão automático que a gente nem presta atenção no quão importante esse mecanismo é. Quem ainda é iniciante nas técnicas de respiração deve inspirar o ar projetando o abdômen para a frente, pensando em encher a parte baixa dos pulmões. Retenha o ar por alguns segundos e expire. Se quiser ganhar energia, respire rapidamente. Use apenas a parte baixa do pulmão, inflando a barriga. Inspire e expire o ar com força, repetindo o exercício por cerca de 1 minuto. Se sentir vertigem, pare e respire normalmente. Algumas pessoas são mais sensíveis, por isso devem se manter sentadas.

9. Escreva! Coloque as suas emoções para fora

Para algumas pessoas, escrever é uma ótima forma de externar os sentimentos e organizar as ideias. Se você é desse time, fazer um diário ou atualizar o livro do bebê é uma ótima forma de se distrair e ter um tempo seu. Caso você seja ligada em internet, criar um blog pode ser uma experiência gratificante. Além de desabafar, é possível compartilhar seus sentimentos com outras mães, que irão ler seu conteúdo e comentar suas experiências.

10. Coloque o bebê para dormir e namore!

É claro que namorar pode (e deve) durar mais do que dez minutos! O importante é não se esquecer do quanto é delicioso retomar a vida sexual com o maridão no pós-parto. Mas não estamos falando só de sexo. Você se lembra da última vez que ficou abraçadinha com ele, no sofá, assistindo a um filme?

Leia também

12 comentários

  1. não sei você, mas eu mal tinha tempo de comer..... e nem queria. Eu quis viver cada momento, eu mesma queria dar banho, trocar e tudo mais, além de amamentar, claro. Desde o hospital comecei esse ritmo frenético e vivo nele até hoje. kkkk e é assim que sou feliz. Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas são pra ser feitas diariamente.
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas
    Temos que nos organizar e cuidar de nós
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!
    Pena,que me falta tempo para pratica las.

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  5. O que mais senti foram os banhos rápidos e as refeições sempre na pressa .

    beijos

    ResponderExcluir
  6. O difícil é comer correndo ou comer qndo já ta até fria a comida eu não consegui mais fazer leituras.
    Espero em breve conseguir
    bju
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  7. muito díficil fazer esses cuidados com a gente logo após a chegada do bebê, mas com o tempo criamos um tempinho para nós e conseguimos a voltar a nos cuidar! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  8. Olha... não tive tempo pra nada disso...
    Mas amei cada segundo apesar de ter virado zumbi kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ai... quando o Davi nasceu foi difícil encontrar um tempinho pra mim... só quando ele foi crescendo que consegui tirar uns "tempinhos" para cuidar de mim! Mas é mto Bom... somos mães, mas tambem somos Mulheres, temos que nos amar! Adorei o Post!!!

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas. Senti muita falta de um banho demorado e comer. Porque não comia, acabava engolindo para ir mais rápido. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, aqui em casa o papai é super participativo, e me ajuda muitooo... mas só quando ele está em casa que me dou ao luxo rsrs

    Bjos

    Tatiane Freitas - Prioridade de Mãe

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes