Alimentação infantil: Que exemplo temos dado?

18:48

Nós desejamos tudo de melhor para os nossos filhos. Queremos que eles tenham a melhor base possível para que possam encarar as fases do desenvolvimento infantil com o arsenal necessário. Por isso sempre enfatizamos a educação infantil, os cuidados de higiene e saúde, a socialização e a alimentação da criança.
É muito bom que os pais se preocupem com o desenvolvimento da criança e que desde cedo dediquem-se a promover um bom futuro para ela. A alimentação é um desses aspectos importantes, mas nem sempre ensinar a teoria vai fazer com que os seus filhos comam bem.

Crianças operam por cópia, elas vão copiar seus heróis, que geralmente são seus pais e parentes próximos. Elas reproduzirão o seu comportamento ao falar com outras pessoas, ao cuidar de suas coisas e também ao se alimentar. Por isso a sua atitude é o melhor exemplo. Uma campanha contra os maus tratos infantis alertou muito bem os pais com um vídeo ilustrativo de como as crianças copiam o comportamento que elas veem em seus pais.

Não basta dizer para seus filhos que faz bem comer salada e que brócolis é delicioso se eles só veem os pais comerem frituras e gorduras. Portanto para pensar a alimentação de nossas crianças temos que primeiro repensar o exemplo que damos com a nossa alimentação. As nossas refeições são balanceadas? Comemos nos horários apropriados, refeições ou apenas comemos pequenos lanches durante o dia?
Uma boa dica para quem tem filhos pequenos que ainda estão aprendendo a se alimentar bem é sempre oferecer a elas uma escolha. Portanto ao invés de dizer “Você tem que comer todos os seus legumes” você pode apresentar isso como uma opção “Você quer comer os legumes antes ou depois do feijão?” ou quem sabe “qual você quer hoje, cenoura ou vagem?”. Abrindo o leque de opções para a criança decidir, ela se sentirá menos pressionada e verá a escolha por comer legumes como uma decisão dela e não uma imposição dos pais.

Desta maneira é muito mais fácil gostar de comer bem. Aproveite as férias de verão para introduzir estes hábitos com frutas frescas e muita água na alimentação do seu filho.





Imagens: Google

Leia também

1 comentários

  1. Filhos são os reflexos dos pais por isso temos que dar bons exemplos até mesmo na alimentação
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes