Fazendo uma caminhada ecológica com seus filhos

10:41


Hoje em dia, os pais têm uma missão bem diferente dos pais de antigamente: incentivar seus filhos a praticar atividades que não estão ligadas a objetos tecnológicos. A tecnologia sem dúvida ajuda no desenvolvimento do seu filho, mas ao mesmo tempo, faz com que eles percam o interesse em outras atividades. Isso significa que ser pai agora também requer uma habilidade extra, que é a de convencer seus filhos a fazer atividades ao ar livre. A caminhada ecológica é uma ótima idéia entre outras de eventos e passeios infantis, permitindo que os pequenos explorem a natureza através de uma caminhada.

Caminhadas ecológicas podem ser feitas em vários lugares e elas ajudam as crianças a entenderem o ambiente que as circunda. Isso significa que você pode começar no seu parque local e depois até viajar para outras cidades. O principal objetivo é descobrir e realmente observar o mundo ao seu redor. Um outro atributo positivo desta atividade é que ela pode ser repetida durante o ano, explorando as estações quentes e frias.

Antes de você levar seus pequenos em uma caminhada ecológica, separe umas sacolas de plástico e um pequeno balde para coletar alguns materiais interessantes. Diga a seus pequenos que eles não devem tocar nenhum inseto, mas somente olhá-los. É importante explicar que alguns insetos podem ser venenosos e perigosos e que ao movê-los de local, a criança também poderá estar tirando-os do seu curso natural, o que não é uma coisa boa.

Para as crianças mais velhas que querem entender mais sobre a natureza, é interessante levar  uma câmera ou caderno para anotar algo para ser pesquisado quando chegarem em casa. Em caso de acidentes, é importante ter em mãos um kit de primeiros socorros pequeno.

Enquanto você caminha, colete coisas interessantes que as crianças acharem no chão, como plantas, folhas, flores, pedaços de pau, etc. Se as crianças forem muito pequenas, observe tudo que eles coletarem caso haja algo perigoso ou algo que não seja propriedade pública. Essa é uma maneira interessante de se interagir com seus filhos e encorajá-los a buscar coisas diferentes.

Assim que vocês chegarem em casa, limpe o material coletado, retirando o excesso de terra ou pequenos insetos que possam estar grudados às folhas e flores. Após isso, você poderá então ajudar seus pequenos a criar uma colagem que irá retratar esse dia tão especial.

Se você colocar todo o material sobre a mesa, as crianças poderão ver tudo que foi coletado. Inicie, então, uma conversa sobre o que elas viram e de onde vem cada material que eles têm sobre a mesa. Essa colagem permite que vocês, pais, conversem sobre a natureza e tudo que chamou mais a atenção dos seus pequenos.

O último passo é deixar a imaginação fluir e ver o que aparece como resultado final.

Fonte: OMO

Leia também

10 comentários

  1. Eu já fiz caminhada com meus filhos é muito bom, fomos em um parque aqui da cidade com trilhas super lindas,mas minha resistência não é das melhores hahahaha,vale a pena o passeio
    bjs
    http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem. Realmente temos que pensar menos na tecnologia, todos os brinquedos hoje envolvem isso e acabamos esquecendo do meio ambiente, parque ecológicos...ótima dica.
    Beijos Ca

    ResponderExcluir
  3. que bacana amiga, quero um dia levar alycia pra ver a natureza
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Realmen te caminhar relaxa a mente, ainda mais se for em um ambiente natural!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  5. fiz uma vez com minha filha ela amou
    é muito bom mesmo
    amooooooooooooooooo

    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto.
    Realmente caminha em espaços cheios de natureza é um bom aprendizado para os pequenos.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Levar sacola plástica tem que ser sempre e pra qq lugar.
    Principalmente em passeio na natureza.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Desde que mudei pra Bagé fazemos muitos passeios com as crianças em parques abertos. Eles adoram.

    Beijocas, Cléo Moretti
    Dona Maricota Feliz

    ResponderExcluir
  9. Ai amiga... eu no meio do mato num dá muito certo kkkk
    Mas deixa Joseph crescer pra eu me aventurar... te carrego junto kkk, bjs

    ResponderExcluir
  10. Por ui a gente tem ido mas ao antigo zoológico que virou um parque
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes

Fanpage