Papo de gestantes: Cuidados com o recém nascido (Parte 1)

12:12



Assim que o recém-nascido sai da sala de parto, ele segue para o berçário. É ali que o pediatra irá examiná-lo mais detalhadamente. O especialista repara, por exemplo, se o pequeno está ofegante. Essa observação minuciosa é repetida nos dois dias seguintes— período em que geralmente a criança fica na maternidade. O pediatra ouve os batimentos do coração, avalia a musculatura, o abdômen, a coloração da pele e verifica, ainda, as fezes e a urina do bebê. 

O médico analisa, também, os reflexos. Isso lhe mostra como está o desenvolvimento
neurológico.  Por fim, observa se o menino ou menina consegue piscar, apertar o dedo de outra pessoa com a mão e, por fim, se tem reflexos de defesa.
  É nessa fase que são realizados outros testes, como o do olhinho, que  investiga se existe algum problema entre o cristalino, a córnea e a retina, estruturas essenciais para a visão. Há ainda o chamado teste da orelhinha, que, como o nome entrega, avalia a capacidade auditiva do recém-nascido.
  
  Até o sangue do bebê é analisado: o tipo sanguíneo, o fator Rh e a compatibilidade do sangue dele com o da mãe. Já o teste do pezinho, realizado também na maternidade, rastreia a presença de algumas doenças congênitas, como anemia ou problemas nos sistemas respiratório e digestivo. O resultado desse checkup não sai na hora e geralmente é enviado pelos hospitais via correio alguns dias depois.


10% do total do peso é quanto um recém-nascido pode perder nos três primeiros dias de vida. Após o quarto ou
quinto dia, ele geralmente volta a engordar.


 No berçário, longe dos olhos da família , a criança toma banho, tem o  coto umbilical higienizado, é medida e pesada novamente. E, antes de receber alta, o recém-nascido pode ser vacinado contra a tuberculose e o vírus da hepatite B. A imunização só será feita se os pais estiverem de acordo.


Leia também

1 comentários

  1. é isso mesmo amiga
    amei a postagem muito informativa
    em muitas maternidades infelizmente
    por falta não faz o exame do pézinho ´
    eu mesma tive que ir fazer fora
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes

Fanpage