Papo de gestantes: A atividade física na gravidez! (Parte 2)

12:04


Ao escolher uma atividade física para praticar nesses nove meses, a mulher precisa lembrar que seu peso está mudando. O centro de gravidade também, o que altera o jeito de andar. Ela se alonga com maior facilidade porque suas articulações estão com maior mobilidade. Enfim, algumas modalidades levam vantagem numa situação dessas. A caminhada é uma delas, claro. As atividades na água também são uma boa. Não à toa, são muito procuradas. No mais, vale qualquer esporte que ofereça segurança.

Não pode existir risco de trauma ou queda. O tênis, por exemplo: parece inofensivo, mas imagine a bolinha batendo bem na  barriga. Esportes de contato, como o basquete, devem ser evitados. O  mergulho,  idem,  por  causa  da  descompressão. Esqui e todos os esportes que exigem agilidade estão descartados.

A gestante que pratica atividade física melhora a circulação e incha menos. Adquire uma melhor percepção do corpo e de suas transformações. O exercício é um dos principais recursos para evitar as famosas lombalgias, dores nas costas que afligem muitas grávidas, principalmente nos últimos meses. E, para completar, é sabido que a  gestante que se exercita — em comparação com a grávida que não pratica uma atividade física — tem menos melancolia durante os nove meses e no pós-parto.


Não é para perder peso!

Quem engravidou acima do peso não deve querer eliminar o excesso de quilos nesses nove meses. No caso, praticar um esporte ajuda no sentido de controlar o ganho de peso para que ele fique dentro do esperado, ou seja, entre 9 e 12 quilos a mais.


Cuidados importantes

• Não faça exercícios de estômago vazio
• Beba bastante água enquanto treina
• Use roupas e acessórios adequados a cada esporte, evitando lesões

Leia também

2 comentários

  1. Graças a Deus eu fui uma gravida muito ativa na minha gestação!
    Só quando fiz os 7 meses a barriga estava enorme e pesada que nem sair de casa eu saia.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu também fui uma grávida bem ativa!!
    O final foi bem dolorido nas costas e nas pernas, mas aguentei bem para minha estatura!!
    rsrsrrs

    Bjinhos e obrigada pela visitinha!!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes

Fanpage