Papo de gestantes: A atividade física na gravidez! (Parte 1)

16:55


Oi Meninas!! Mais um Papo de gestantes, e dessa vez o tema é a Atividade física na gravidez!!
Vamos conferir??
Espero que gostem...                         

A atividade física na gravidez



A atividade física é recomendada a todo mundo, a todas as mulheres.
A gestante, por tanto, não é exceção. Ela deve continuar praticando exercícios. Aliás, o ideal seria a mulher deixar seu corpo em forma antes mesmo de engravidar, ou seja, ao planejar um bebê.

A mulher pode se exercitar, inclusive, no início da gestação, ao contrário  do que  muita  gente  imagina.  Tecnicamente, não há nada que a impeça  — basta até  lembrar que a maioria só sabe que está grávida quando já está com um ou dois meses de gravidez. Se o organismo é saudável, não existem riscos. Por que, então, esse mito? Porque infelizmente uma  parte  das  mulheres  —  em  torno de 10% — perde o bebê  no primeiro trimestre de gestação e,  daí,  relaciona isso ao que estava fazendo. Ora, se fazia ginástica, passa a culpar as sessões de exercício pelo episódio,  que  provavelmente aconteceria de qualquer maneira.
O melhor a fazer é sempre conversar com o médico: se estiver tudo bem, ele provavelmente irá liberar o exercício.


Quando há contraindicações ao exercício

• quando a mulher tem sangramentos
• quando a placenta apresenta problemas
• quando há uma dilatação do colo uterino
• problemas cardíacos prévios, ainda mais considerando que a própria gravidez é uma sobrecarga para o coração.


Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício cinco vezes por  semana —  ou,  melhor  ainda,  todos os dias, se conseguir. Isso seria o  ideal.  Não é tão complicado quanto parece. Você pode caminhar até o restaurante próximo do seu trabalho — e, só nesse trajeto de ida e volta, consumir 20 ou, quem sabe, os tais 30 minutos.
Existem mulheres que começam a se exercitar quando ficam grávidas e precisam mesmo pegar leve. Para elas, qualquer caminhada já é um  tremendo ganho. Outras estavam acostumadas a, por exemplo, caminhar 10 quilômetros por dia e, no final da gestação, só conseguem percorrer 5 quilômetros. Tudo bem, é normal. Com o crescimento da barriga, a  performance diminui mesmo e o importante é manter a pulsação e se sentir bem. Não é o momento de se superar.


Abdominais

Uma dúvida comum: posso fazer abdominal? Até poderia, mas provavelmente não vai conseguir com a barriga enorme — e nem iria adiantar. Nessa fase, é mais importante inclusive trabalhar a musculatura pélvica e os alongamentos. Isso renderá muito mais.

Leia também

2 comentários

  1. Adorei a postagem! Bastante gente sabe como a atividade física é importante na gestação (não só na gestação, enfim) mas não tem NOÇÃO mesmo do quanto.
    Eu mesma não pude fazer atividade física nos primeiros 4 meses, já que tinha sofrido 2 abortos já.. o médico quis esperar tudo ficar mais tranquilo, passar aquela fase complicadinha de início de gravidez.. pra depois me liberar. Depois fiz hidroginástica (ÓTIMO), minhas dores nas costas e no nervo ciático melhoraram demais e meu baby adorava. Quando eu parava de nadar, ele me chutava. rs Sem contar que comecei a dormir melhor. Outra atividade física ótima pra gestantes, é Pilates. Prepara pro parto. Pena que não fiz.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Brenda!!
    Bom eu na gestação só fim um único exercício caminhei bastante!!
    Um dia antes de eu ganhar neném eu andei muito e no dia q eu fui ter a Drii, ela já tinha tido 5 cm de dilatação sem dor alguma!!

    Bjinhos e Volta sempre!!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes com sua visita e comentário! :)

Posts Recentes

Fanpage